Guia Técnico - Transformadores


O que são Estabilizadores, No Breaks e Transformadores?

Qual destas soluções devo utilizar para garantir que os problemas comuns
de energia elétrica não venham a danificar meus equipamentos?


Transformadores

Devido às diferentes condições de tensão encontradas na rede de distribuição de energia elétrica brasileira, por parte das concessionárias de energia, o transformador tornou-se um produto necessário para utilização nas mais diversas instalações, tanto residenciais, comerciais, quanto industriais.
No mercado brasileiro encontramos uma variedade de diferentes tensões monofásicas, bifásicas e trifásicas, disponíveis para a alimentação elétrica dos equipamentos consumidores.
Fica a cargo do critério técnico a escolha da utilização de auto-transformador ou de transformador isolador para a alimentação elétrica destes equipamentos.


Auto-Transformador


Utilizado para elevar ou abaixar tensões monofásicas, bifásicas ou trifásicas, adaptando a rede da concessionária de energia às necessidades do equipamento a ser usado, ex: um equipamento que trabalha na tensão de 110 V, mas a rede elétrica disponível é de 220 V. É necessário um auto-transformador abaixador de 220 V para 110 V.

 


Transformador Isolador


Além de desempenhar as mesmas funções do auto-transformador, isola galvânicamente a carga (consumidor) da rede elétrica. O seu enrolamento primário é isolado elétricamente do secundário. Entre os dois enrolamentos pode-se colocar uma malha (blindagem eletrostática) a qual, uma vez aterrada, contribui para a eliminação de ruídos elétricos oriundos da rede (concessionária). Utilizado também para a partir de uma configuração de entrada Delta (triângulo), composto por sómente 3 fases, gerar uma configuração de saída Estrela com neutro acessível, composto por 3 fases + neutro.